Como Afinar Violão – Simples e Fácil

como afinar violão

Como Afinar o Violão – Afinações

 

Existem várias formas de Como Afinar o Violão que são bastante utilizadas no violão, como a famosa e mais conhecida afinação em Ré que segue essa exata sequência: 1º Corda Mi, 2º Corda SI, 3º Corda SOL, 4º Corda RE, 5º Corda LA e 6º Corda RE. Neste caso você deve observar que unicamente se modifica a afinação da exata sexta corda, deixando apenas ela um pouco somente um pouco mais grave. Para que você possa entender melhor, faça o teste agora com o seu violão.

 

Outra afinação muito utilizada no violão é a afinação em meio tom para baixo (Mi Bemol), seguindo a sequência: 1º Corda Mib, 2º Corda Sib, 3º Corda Solb, 4º Corda Reb, 5º Corda Lab e 6º Corda Mib. Então esta afinação vai mudar o nome das cordas do violão.

 

Como Afinar Violão – Conheça as Cordas!

 

Afinar o violão é extremamente simples deve apenas colocar cada corda em sua respectiva nota correta de acordo com nome, o melhor de tudo é que você pode fazer isso por um simples afinador a bateria ou também se acostumando com o som de cada corda do violão afinada e ao se basear nessa referência vai tentando afinar cada corda do seu violão. No início você vai achar um pouco difícil. Mas, depois você vai se acostumando com isso, então não se preocupe.

 

Afinação de forma Tradicional:

 

Com a 1º corda MI afinada vamos começar a afinação:
Afinando a 2ª corda LA
Com 1º corda MI apertada na 5º casa, a 2º corda LA deverá emitir o mesmo som da 1º corda MI.

Afinando a 3º corda RE
Com 2º corda LA apertada na 5º casa, a 3º corda RE deverá emitir o mesmo som da 2º corda LA.

Afinando a 4º corda SOL
Com 3º corda RE apertada na 5º casa, a 4º corda SOL deverá emitir o mesmo som da 3º corda RE.

Afinando a 5º corda SI
Com 4º corda SOL apertada na 4º casa, a 5º corda SI deverá emitir o mesmo som da 4º corda SOL.

Afinando a 6º corda MI
Com 5º corda SI apertada na 5º casa, a 6º corda MI deverá emitir o mesmo som da 5º corda SI.

Como Afinar Violão – Simples e Fácil
4.64 (92.73%) 11 votes